• Caracterização da matéria orgânica sedimentar ao largo da Ilha de São Sebastião, na Plataforma Continental Sudeste Brasileira, através do uso de biomarcadores orgânicos Open or Close

    Descrição: A matéria orgânica sedimentar fornece uma variedade de indicadores que podem ser usados, tanto para definir a origem dos compostos presentes, como para construir os registros dos ambientes, marinhos e continentais, assim como auxiliar no entendimento de processos oceanográficos e climáticos. A Plataforma Continental Sudeste Brasileira pode ser divida em duas zonas distintas de sedimentação e composição de matéria orgânica devido aos diferentes processos hidrológicos que atuam nessa região. A Ilha de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, marca o ponto de convergência entre duas zonas e, portanto, a margem continental adjacente a esta região possui uma elevada taxa de sedimentação. Ambientes marinhos com uma alta taxa de sedimentação permitem a obtenção de registros sedimentares de alta resolução temporal. A utilização em conjunto de diferentes proxies geoquímicos, como isótopos estáveis de carbono e nitrogênio, metais e marcadores orgânicos moleculares, constitui uma importante ferramenta no estudo das mudanças climáticas e oceanográficas. Variações na abundância e na distribuição desses compostos ao longo dos testemunhos sedimentares podem fornecer registros dos paleoambientes continentais e marinhos. O projeto tem como objetivo principal fazer uma caracterização da matéria orgânica sedimentar em amostras de sedimento superficial e de testemunhos coletados ao largo da Ilha de São Sebastião na Plataforma Continental Sudeste Brasileira através da análise de biomarcadores orgânicos moleculares (n-alcanos, esteróis e alquenonas) e de carbono orgânico total, nitrogênio total e seus isótopos estáveis em registros sedimentares marinhos com a finalidade de avaliar do potencial de exportação do material terrígeno em direção ao oceano e as implicações desse aporte na produtividade de região; fazer uma associação das características da matéria orgânica sedimentar com as massas de água presentes na região de estudo e realizar uma avaliação da variabilidade temporal na deposição da matéria orgânica..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Rafael Andre Lourenço - Integrante / Marcia Caruso Bicego - Coordenador / Satie Taniguchi - Integrante / Michel Michaelovitch de Mahiques - Integrante / Rubens, C. L. Figueira - Integrante / Silvia H. Mello e Sousa - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante.

  • Estudo de bioacumulação de contaminantes orgânicos presentes na água do mar nos ecossistemas marinhos do Sistema Estuarino de Santos - São Vicente e do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape. Open or Close

    Descrição: O Estuário de Santos no litoral de São Paulo é uma das mais importantes regiões econômicas do Brasil. Com alta densidade populacional, a cidade de Santos abriga o maior porto comercial da América Latina e um dos maiores e mais importantes complexos petroquímicos e metalúrgicos do Brasil, o complexo industrial de Cubatão. A atividade portuária juntamente com a atividade industrial em uma região populosa acaba por gerar uma grande carga de poluentes orgânicos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e compostos organoclorados, que alcançam o estuário via drenagem fluvial, efluentes industriais e esgotos domésticos. Já a região de Cananéia, ao sul do Estado de São Paulo, apresenta pouca atividade antrópica e não conta com portos importantes ou indústrias, contudo tem na agricultura, especificamente o cultivo de banana, uma das principais atividades econômicas da região. Os insumos agrícolas e pesticidas utilizados na agricultura nessa região também alcançam o mar pela drenagem fluvial. Por se tratarem de regiões com intensa atividade de pesca para consumo humano, a identificação das concentrações de contaminantes orgânicos na água do mar é um fator importante devido à bioacumulação e biomagnificação desses compostos nos tecidos dos organismos. Uma vez que as concentrações de compostos orgânicos na água em geral são em nível-traço, a análise desses compostos por técnicas analíticas usuais requer a coleta de grandes volumes de água o que pode tornar o método inviável. De forma alternativa, podem ser usadas técnicas de pré-concentração desses compostos, como os dispositivos de membranas semipermeáveis (SPMD) e exposição de bivalves nas áreas de estudo. O objetivo do estudo proposto é avaliar a concentração de contaminantes orgânicos na água do mar no sistema estuarino de Santos e no sistema lagunar de Cananéia-Iguape através da exposição de bivalves e de SPMD a fim de se obter um melhor panorama das concentrações de HPA e organoclorados na água do mar nessas duas regiões além de avaliar a potencial bioacumulação desses compostos. A utilização de SPMD para análise de compostos orgânicos em água ainda é incipiente no Brasil. A execução do presente projeto auxiliaria na implementação de uma nova técnica para análise de compostos orgânicos em água..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Integrante / Rafael Andre Lourenço - Coordenador / Rosalinda Carmela Montone - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante.
    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • Evolução dos depósitos de contornitos no Quaternário superior e sua interação com massas de água na Bacia de Santos, Atlântico Sudoeste Open or Close

    Descrição: A presente proposta tem como principal objetivo compreender a evolução de depósitos de contornitos na Bacia de Santos, margem sul Brasileira, no Último Ciclo Glacial. O projeto pretende também avaliar a relação desses depósitos com a Água Intermediária Antártica (AIA) e Água Profunda do Atlântico Norte (APAN), buscando entender as variações de velocidades de correntes de fundo e produtividade oceânica durante as mudanças climáticas, e a capacidade de retenção da matéria orgânica nos sedimentos do talude sob domínio dessas massas de água. Para isso, serão aplicadas análises multiproxies, que compreenderão análises sedimentológicas (granulometria, descrição de fácies sedimentares), geoquímicas (concentração de metais e semi-metais; composição e isótopos de carbono e nitrogênio da matéria orgânica; isótopos estáveis d18O e d13C em carapaças calcárias de foraminíferos bentônicos); e de associações de foraminíferos bentônicos. O material a ser analisado consta de testemunhos a serem coletados em estações, que foram definidas com base em análises de seções sísmicas obtidas na Bacia de Santos, no âmbito do projeto "Geodinâmica de Bacias Sedimentares e implicação para o potencial exploratório (petróleo, gás natural e água subterrânea) - GEOSEDex, financiado pelo Núcleo de apoio à Pesquisa - NAP/USP..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Integrante / Michel Michaelovith de Mahiques - Integrante / Silvia Helena M Souza - Coordenador / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante.
    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • Mudbelts do Sul e Sudeste do Brasil: Implicações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho Open or Close

    Descrição: PROJETO TEMÁTICO: Mudbelts são depósitos lamosos alongados, que podem apresentar expressão batimétrica, formas tridimensionais e características sedimentológicas que refletem o condicionamento tectônico, o clima do continente adjacente, aporte fluvial e dinâmica da plataforma continental. Plataformas continentais são ambientes muito sensíveis na interação continente-oceano; podem conter recursos que são escassos ao ser humano; influenciam no impacto de eventos de risco para a sociedade humana e podem ser um destino potencial para materiais antropogênicos. O objetivo principal do projeto é avaliar o potencial de acumulação de materiais antropogênicos na plataforma continental sul brasileira através do estudo de compostos orgânicos e metais depositados nas feições de "mudbelts" do Sul do Brasil. Esta avaliação será feita através da associação das características sedimentológicas e geoquímicas dos sedimentos depositados nos mudbelts de forma a diagnosticar os mecanismos de entrada de material terrígeno e de contaminantes na região de estudo, além de verificar a correlação entre a intensidade de atividades antrópicas regionais e a distribuição espacial/temporal destes compostos ao longo da região. A partir do conjunto de dados coletados, é esperado que se possa definir a estrutura extensão, continuidade, geometria e centro deposicsional dos "mudbelts" do sul e sudeste do Brasil; avaliar o potencial de acumulação de material continental e/ou antropogênico, gerando o primeiro inventário sobre a acumulação de materiais antropogênicos em sedimentos marinhos do Atlântico Sudoeste..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Michel Michaelovith de Mahiques - Integrante / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Rafael Andre Lourenço - Integrante / Rosalinda Carmela Montone - Integrante.
    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • Mapeamento de geohabitats marinhos na Ilha de Trindade (Brasil) Open or Close

    Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Michel Michaelovith de Mahiques - Integrante / June Ferraz Dias - Integrante / MONTOYA-MONTES, ISABEL - Integrante.
    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • Poluentes orgânicos persistentes em aves marinhas da Ilha da Trindade e do Arquipélago de São Pedro e São Paulo: influência de fatores ecológicos nos padrões de contaminação e na dispersão de poluentes em regiões oceânicas Open or Close

    Descrição: Ambientes insulares possuem alta importância biológica por apresentarem características peculiares, altas taxas de endemismo e, apesar de representarem apenas 5% da área total terrestre, abrigam aproximadamente 20% da biodiversidade global. Dentre as principais ameaças que atuam sobre esses frágeis ecossistemas, destacam-se as de origem antrópica, como a ocupação humana, introdução de espécies invasoras e poluição por compostos químicos. As aves marinhas são um grupo frequentemente utilizado para o estudo de contaminação oceânica devido às suas posições superiores na cadeia trófica marinha e alta sensibilidade a mudanças ambientais, respondendo rapidamente às alterações no ecossistema. As ilhas oceânicas brasileiras abrigam uma avifauna diversa e abundante, sendo que cinco espécies (Pterodroma arminjoniana, Onychoprion fuscatus, Anous stolidus, Gygis alba e Sula dactylatra) se reproduzem na Ilha da Trindade, e três (Anous stolidus, Anous minutus, Sula leucogaster) no Arquipélago de São Pedro e São Paulo. O objetivo da proposta é avaliar os poluentes orgânicos persistentes (POPs) em aves marinhas da Ilha de Trindade e do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e analisar a influência da distribuição espacial e da estrutura trófica das aves na assimilação e distribuição de contaminantes em regiões insulares do Oceano Atlântico. Esta proposta dará continuidade ao projeto aprovado no edital CNPq 39/2012 incorporando novos indicadores ecológicos (isótopos estáveis em compostos específicos e radiotransmissores VHF) para o monitoramento das populações de aves marinhas, bem como para elucidar os padrões de contaminação e as rotas de dispersão de poluentes orgânicos persistentes (POPs) em regiões insulares do Oceano Atlântico..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

    Integrantes: Rosalinda Carmela Montone - Coordenador / Paula Jorge Baldassin - Integrante / Fernanda Imperatrice Colabuono - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / Maria Virgina Petry - Integrante / Daniela Alves Maia da Silva - Integrante / Uwe Horst Schulz - Integrante.

  • Avaliação da contaminação marinha por poluentes orgânicos persistentes ( POPs), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) e metais através de grânulos de plástico encontrados nas praias do litoral do Estado de São Paulo Open or Close

    Descrição: A presença de pellets ou grânulos de plástico nos oceanos e praias tem sido motivo de preocupação por causa da economia, estética e impactos ecológicos. Antes do destino final nas praias, esses grânulos flutuam no oceano e alguns poluentes orgânicos podem ser adsorvidos com fatores de concentração de 10^6, assim como alguns metais. Neste estudo, a ocorrência de POPs, HPAs e metais pesados será avaliada em amostras de pellets de plástico coletados na superfície de areia de cerca de 40 praias em 13 localidades do litoral do estado de São Paulo, sudeste do Brasil, com ênfase na Baixada Santista, onde está instalado o maior complexo industrial do país e também o maior porto da América Latina. Além disso, existe uma importante contribuição de resíduos domésticos e industriais que é lançada diretamente no ambiente marinho. Os resultados contribuirão para estabelecer o "status"de contaminação por POPs, HPAs e metais ao longo da costa de São Paulo e também contribuir para o International Pellet Watch..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

    Integrantes: Rosalinda Carmela Montone - Coordenador / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / Silvio Tarou Sasaki - Integrante / Rafael Andre Lourenço - Integrante / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Alexander Turra - Integrante / Vaítsa Maciel Haratsaris - Integrante.

  • Registro molecular e isotópico de n-alcanos em testemunhos sedimentares do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape, São Paulo Open or Close

    Descrição: O sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape, localizado no litoral sul do estado de São Paulo, é considerado uma importante área úmida em termos de biodiversidade e produtividade natural sendo classificado como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. Em função da construção do canal artificial do Valo Grande que interliga o Rio Ribeira de Iguape com o Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape no século 19, houve uma considerável inserção de água doce no sistema em questão, ocasionando variação de suas características físico-químicas, com importante repercussão para os organismos que se desenvolvem no local. Dessa forma, o estudo proposto tem como objetivo verificar o possível impacto causado pela abertura do Valo Grande no aporte da matéria orgânica e fazer a reconstituição da história deposicional da região. O trabalho consistirá na análise de sedimentos superficiais e de testemunhos, com ênfase na região do Valo Grande, objetivando a determinação da concentração de carbono orgânico total, n-alcanos, razão isotópica de carbono (δ13C), nitrogênio (δ15N) e razão isotópica de carbono (δ13C) em n-alcanos individuais. A identificação da matéria orgânica na região permitirá identificar as variações ao longo da região de estudo e ao longo do tempo, verificando qual o possível impacto do aporte do Valo Grande no carbono orgânico depositado ao longo do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes: Márcia Caruso Bícego - Coordenador / Ana Cecilia Rizzati Barbosa - Integrante / Rubens CésarLopes Figueira - Integrante / Mahiques, Michel M. - Integrante.

  • Monitoramento ambiental da área de influência da Estação Antártica Comandante Ferraz Open or Close

    Descrição: O projeto visa monitorar os aportes de poluentes na Baía do Almirantado com ênfase da área de influência direta da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), utilizando indicadores químicos e microbiológicos. Os resultados contribuirão para a compreensão da dinâmica do ecossistema marinho gerando séries temporais longas propiciando assim o avanço do conhecimento dessa área estratégica de conservação e monitoramento das regiões polares..
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

    Integrantes: Rosalinda Carmela Montone - Coordenador / Vivian Helena Pellizari - Integrante / Silvio Tarou Sasaki - Integrante / Rubens Cesar Lopes Figueira - Integrante / Satie Taniguchi - Integrante / César de Castro Martins - Integrante / Márcia Caruso Bícego - Integrante / Renato Cravo Torlay - Integrante / Wania Duleba - Integrante / Patricia Junia Viana - Integrante.