Objetivos
Fornecer aos alunos os conceitos básicos da ciência Ocanográfica. O ambiente marinho, suas principais características e processos.

Docente(s) Responsável(eis)
1196168 - Marcia Caruso Bicego
1356851 - Michel Michaelovitch de Mahiques

Programa Resumido
Histórico do desenvolvimento da ciência oceanográfica. Conceitos básicos sobre Oceanografia Geológica. Projeções cartográficas. Sistemas de posicionamento. Cartas náuticas. Batimetria e topografia dos fluidos marinhos. Evolução geoquímica dos oceanos. Energia do Sol e balanço térmico. Radiação solar e terrestre. Calor sensível e calor latente. Balanço térmico da Tessa. Absorção e reflexão da radiação solar pelos oceanos. O campo de temperatura nos oceanos: camada de mistura, termoclima e camada de fundo. Marés. Forças geradoras. Marés semi-diurnas e diurnas

Programa
Histórico do desenvolvimento da ciência oceanográfica. Conceitos básicos sobre Oceanografia Geológica. Projeções cartográficas. Sistemas de posicionamento. Cartas náuticas. Batimetria e topografia dos fluidos marinhos. Evolução geoquímica dos oceanos. Energia do Sol e balanço térmico. Radiação solar e terrestre. Calor sensível e calor latente. Balanço térmico da Tessa. Absorção e reflexão da radiação solar pelos oceanos. O campo de temperatura nos oceanos: camada de mistura, termoclima e camada de fundo. Marés. Forças geradoras. Marés semi-diurnas e diurnas. Desigualdades diárias e quase-quinzenais. Origem da água do mar conceitos básicos de Oceanografia Química. Composição e propriedades químicas da água do mar. Classificação dos elementos na água do mar. Teoria da composição constante, elementos maiores e salinidade. Métodos de análise da salinidade. Fatores que controlam a distribuição da salinidade nos oceanos. O campo de salinidade nos oceanos. Equilíbrio hidrostático e pressão. Equação de estado da água do mar. O campo de densidade nos oceanos: estabilidade estática e frequência de Brunt-Vaisala. Elementos menores e compostos orgânicos. Elementos e nutrientes - ciclos e distribuições. Balanço hidrológico, salinidade, pressão e densidade. O ciclo hidrológico na Terra. Ciclo do carbono, produtividade biológica e transferência de energia. Bomba biológica e ecossitemas marinhos baseados na produção de fitoplâncton. Natureza e distribuição global de organismos marinhos. Adaptações e respostas dos organismos às variáveis ambientais. Biogeografia. Habitats marinhos (recifes de coral, manguezais, bancos de rolitos, fundos submersos vegetados, regiões abissais, fontes hidrotermais, estuários, praias e costões rochosos) e compartimentos marinhos: pelágico, bêntico, planctônico e nectônico. Trabalho de Campo.

Mais informações aqui.